História
O Ábaco, primeira máquina de calcular da humanidade, foi inventado pelos chineses conhecendo-se também versões japonêsas, russas e astecas.
O Ábaco, primeira máquina de calcular da humanidade, foi inventado pelos chineses conhecendo-se também versões japonêsas, russas e astecas.
Os ábacos contribuiram em muitos aspectos para o desenvolvimento da matemática, por exemplo, em áreas como a teoria dos números, a álgebra, e a trigonometria. Não se sabe quem inventou o ábaco, mas pensa-se que se desenvolveu independentemente em diferentes países.
Na sala de aula a professora Bárbara nos orientou a fazer um ábaco e foi ai que começou nosso aprendizado sobre este instrumento. Nós aprendemos fazendo.
Existem vários tipos de ábacos:
Ábaco bastante ilustrado |
Ábaco de madeira usado em salas de aula |
'Ábaco bastante antigo |
Não dá para abandonar o antigo, pois dele nasce o futuro e o futuro da matemática são as novas tecnologias |
Ábaco Chinês |
Definição para Ábaco:
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos.
Utilzação:
O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.
Nenhum comentário:
Postar um comentário